Dúvidas Frequentes

Dente do Siso

Quantos dentes do siso existem?

Existem quatro dentes do siso: dois superiores, sendo um direito e um esquerdo, e dois inferiores, também direito e esquerdo.

Em que idade eles normalmente erupcionam?

A erupção ocorre normalmente dos 17 aos 20 anos; portanto, são os últimos dentes da dentição a erupcionar.

Por que às vezes eles não erupcionam?

Porque algumas pessoas não possuem mesmo o dente do siso (germe dental); às vezes, não erupcíonam por falta de espaço na arcada dental, ou ainda, pelo mau posicionamento do dente, o que dificulta a sua erupção.

0 que acontece se ele ficar dentro do osso (não erupcionar)?

Pode produzir reabsorções de dentes vizinhos, transtornos dolorosos ao paciente e possíveis degenerações (lesões císticas ou tumorais) e apinhamento dos dentes.

0 que acontece se ele erupcionar parcialmente?

A erupção parcial ocorre geralmente por falta de espaço na arcada ou pela posição horizontal do dente. Ambos os casos dificultam a erupção, ocorrendo, dessa forma, a erupção parcial do siso. Esse quadro pode provocar gengivites (inflamação da gengiva), abscessos na região, irritação local, dor e edema.

Quando é indicada a extração do siso?

A sua extração está indicada na ausência de espaço para a erupção, no mau posicionamento do siso, nos quadros de dor, e quando se inicia a erupção e esta não se completa, ou seja, há erupção parcial do siso. Quando se faz a extração de um siso, provavelmente terá que ser feita a extração de ambos os sisos do mesmo lado, isto é, do superior e do inferior.

Crescimento do dente siso por idade

Os dentes do siso são mais facilmente removidos quando o paciente é mais jovem, e suas raízes não estão completamente formadas e o osso é menos denso, e existe menos chance de lesão a nervos ou outras estruturas.

Quanto tempo leva a cirurgia para a remoção do siso?

É variável. Alguns sisos podem levar poucos minutos para a sua remoção. Dentes do siso mais complicados pode haver necessidade de sua remoção em pedaços o que pode levar aproximadamente 20 minutos.

É possível remover os 4 sisos em sessão única?

Na grande maioria das vezes é possível remover todos os sisos em sessão única sem que o paciente sofra a mais por isso, fazendo com que o paciente passe por uma única vez pelo procedimento cirúrgico, repouso pós-operatório, restrição de dieta e uso de medicamentos.

Endereço

Rua Theodoro Holtrup, 921
Vila Nova - Blumenau - SC

Atendimento

(47) 3041 - 9040
(47) 8442 - 8921

Redes Sociais